sábado, 12 de março de 2011

Nota Fiscal Eletrônica e "Brasil ID" desembarcam no Porto de Suape

Por Wagner Fonseca (www.segs.com.br).

Às vésperas do prazo final (1º de abril) para as empresas ajustarem seus sistemas à emissão da Nota Fiscal eletrônica 2.0, sob pena de uma paralisação geral dos negócios, será realizado  no próximo dia 24 de março, das 8h30 às 12h30, em Cabo de Santo Agostinho (PE), o Encontro SAWLUZ: NF-e e Brasil-ID.

O evento contará com a participação dos profissionais membros do ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários), encarregados de gerir todas as mudanças relativas aos temas a serem abordados, que vão apresentar detalhes dos dois projetos e tirar dúvidas de empresários e profissionais dos mais diversos segmentos.

São eles: Eudaldo Almeida de Jesus (coordenador-geral do ENCAT), Álvaro Bahia (coordenador-técnico do ENCAT) e Geraldo Marcelo (coordenador-técnico do projeto Brasil-ID).

Promovida pela Sawluz (www.sawluz.com.br), a programação se destina a todas as empresas instaladas no Porto de Suape e região.  

:: Serviço ::

Evento: Encontro SAWLUZ: NF-e e Brasil-ID
Local: Auditório do SEST / SENAT
Endereço: Rodovia PE 60, 4.750, Engenho Serraria, Cabo de Santo Agostinho (PE)
Data: 24 de março de 2011
Horário: 8h30 às 12h30
Inscrições: info@sawluz.com.br ou no tel.: (11) 5668-2400.

Fonte: http://www.segs.com.br || Link da matéria: http://bit.ly/fM9t4u

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mapeando o Pólo Logístico de Suape


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/27/economia14_2.asp


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Logística a reboque do desenvolvimento em Suape

Dando continuidade a série de reportagens dos principais negócios gerados em Suape, publicamos aqui a matéria veiculada pelo Diario de Pernambuco:

"Consolidação de Suape como hub port aumenta demanda por serviços logísticos, gerando empregos."

Imagine Suape daqui a cinco anos. Vamos estar produzindo navios, fabricando automóveis, refinando petróleo e produzindo insumos petroquímicos. ´Algo impensável até pouco tempo atrás`, escrevemos na abertura da primeira matéria desta série, no dia 30 de janeiro. Agora imagine o fluxo intenso de cargas que tudo isso deverá gerar. Vamos saltar de 9 milhões de toneladas, em 2010, para 48 milhões em 2016. Entre as atividades de apoio, talvez a de logística seja a mais importante nesse contexto e é justamente esse segmento que vamos abordar nesta quinta e última matéria da série.

Nenhum complexo industrial portuário sobrevive sem uma boa infraestrutura logística. Além de uma plataforma multimodal de transporte, que inclua pelo menos os modais rodoviário e ferroviário para escoar a carga que chega ou sai pela via marítima, é necessário ter empresas que cuidem do planejamento e do controle do fluxo e da armazenagem dos produtos. Suape já possui um pequeno polo de empresas que dão algum suporte junto à zona primária. Mas isso é só o início.

Com a consolidação de Suape como um porto concentrador de carga (hub port) para as regiões Norte/Nordeste, a demanda por serviços logísticos, acredite, vai bombar. A localização geográfica é mais do que privilegiada - quatro capitais a um raio de 300 quilômetros e outras três em um raio de 800 quilômetros. Uma área que concentra 90% do Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste.

´A logística está sempre a reboque do desenvolvimento. Qualquer movimento importante de investimento aumenta o fluxo demateriais e consequentemente a demanda por serviços logísticos. É isso que está acontecendo agora em Suape`, diz Edson Carillo, diretor da Associação Brasileira de Logística (Aslog).

Segundo Carillo, como não há profissionais suficientemente qualificados no mercado, muitas vezes é preciso ´adaptar` trabalhadores para atuar nas áreas técnica e gerencial. As empresas costumam contratar administradores de empresas e engenheiros, especialmente de produção, com pós-graduação na área de logística. 

No nível básico, os trabalhadores são disputados com a indústria da construção civil. Quem tem alguma experiência, sai na frente. É o caso de Gilson José da Silva, 27 anos, conferente na Widrose há sete meses. Antes, foi auxiliar de manutenção por cinco anos no Tecon Suape, empresa que faz carga/descarga e armazenagem de carga geral e contêineres.

´Não é difícil arranjar emprego, principalmente para quem tem experiência. Ter conhecimento (contatos) também ajuda`, diz Gilson, que possui ensino médio completo e mora no Engenho Mercês, vizinho ao porto. A mudança de emprego também significou aumento de salário, de R$ 678 para R$ 900. 

A Windrose começou com agenciamento martítimo e há cinco anos ingressou no ramo logístico. Hoje, movimenta cerca de 200 contêineres/mês. Em Pernambuco são 75 funcionários, 12 deles admitidos em apenas uma semana. ´Com a movimentação de carga crescente, existe a perspectiva de contratarmos mais gente. E temos a preocupação de dar prioridade à mão de obra local, apesar de pouco qualificada`, afirma o gerente de operações Pedro de Macedo.

Será necessário, portanto, fazer um esforço para qualificar os pernambucanos. O diretor técnico do Senai-PE, Uaci Matias, reconhece que a entidade precisar dar um upgrade no seu curso de logística para poder atender à expansão desse segmento no estado. ´Pernambuco está avançando para uma logística expandida e extremamente sofisticada. Precisamos acompanhar esse ritmo`, conclui.



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como fornecer para a Petrobras - Parte 2

Estivemos na última quarta-feira (16/Fev) no evento promovido pelo SEBRAE Pernambuco e Refinaria Abreu e Lima com o objetivo de esclarecer aos empreendedores locais como se tornar fornecedor da Petrobras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes que eu esqueça, haverá nessa semana, de terça a sexta-feira (de 22 a 25/Fev) um Posto Avançado da Refinaria para continuar esclarecendo as dúvidas aos interessados, para isso você precisa:
         1. Realizar a Inscrição para 1.o Acesso no Site da Petrobras (clique aqui)
         2. Ligar no 0800-28-21-556 e agendar horário.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o que foi apresentado no evento, é desnecessário dizer que para ser fornecedor da Petrobras é preciso muita organização e principalmente paciência, pois o processo deve seguir passos e critérios rígidos de elegibilidade. Sendo assim, existem basicamente três modalidades para os fornecedores:

          a) Cadastro Corporativo (nível nacional)base de dados com registro de empresas habilitadas e interessadas na realização de obras, serviços ou fornecimentos, visíveis a todos os órgãos e unidades da PetrobrasPara aquisição de bens, trabalha-se com dois tipos de fornecedores:
                 a.1) aqueles que produzem e comercializam diretamente;
                 a.2) aqueles que somente comercializam.

             O fornecedor que tem seu cadastro aprovado recebe o Certificado de Registro de Classificação Cadastral (CRCC), seu prazo de validade é de até um ano. Para inscrever-se, clique aqui

                 Saiba ainda: Lista de Bens de Interesse da Petrobras

          b) Registro Local Simplificado (local): Relação de empresas aptas e potenciais fornecedoras de bens e prestadoras de serviços, objetos de aquisição local, organizada descentralizadamente por diversos Órgãos/Unidades da Petrobras. Contempla dois tipos de fornecedores:
                b.1) Fornecedores de Bens: produzem e/ou comercializam equipamento, material ou insumo constantes nas listas de interesse em toda Petrobras;
                b.2) Prestadores de Serviços: prestam serviço e/ou executam obras em geral, constantes nas listas de interesse em toda Petrobras.

                Manuais, listas de bens/serviços e registro, clique aqui.

          c) Vendor List (terceirizados)As empresas que desejam fornecer a terceiros, empresas de projeto, construção e montagem, contratadas pela Petrobras. Mais detalhes, clique aqui


Posicione sua empresa, se para atuação nacional, local ou como terceirizada de fornecedores já cadastrados e siga os links acima. Bons negócios!!!

Fontes: 
- Evento em Recife promovido pelo SEBRAE Pernambuco e Refinaria Abreu e Lima 

: : Negócios em Suape : : 

Conheça a indústria Petroquímica

A proposta do nosso post não é copiar material já publicado na web, pois prezamos mais a qualidade da informação do que a quantidade. Porém, essa sequência de matérias do Diário de Pernambuco é relevante o suficiente para que a divulguemos aqui. Ao final do quadro abaixo, encontra-se o link para a reportagem original, que recomendo ser lida. 



Fontes:
http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/20/economia9_1.asp
http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/20/economia9_3.asp
http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/20/economia9_5.asp 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como fornecer produtos/serviços para Petrobras, evento do SEBRAE em parceria com a Refinaria Abreu e Lima.

Palestra orienta interessados em fornecer produtos e serviços para a Petrobras

Iniciativa, que é gratuita e destinada a empresários, acontece no Recife, no dia 16 de fevereiro
Assessoria de Imprensa Petrobras
No próximo dia 16 de fevereiro, às 19 horas, o gerente do Cadastro Corporativo de Fornecedores da Petrobras, Fernando Bernardo Magalhães, vem a Pernambuco para ministrar a palestra “Como se tornar um fornecedor da Petrobras”. O evento, promovido pelo Sebrae em Pernambuco em parceria com a Refinaria Abreu e Lima, é gratuito e destinado a todas as empresas do Estado interessadas em fornecer produtos e serviços para a companhia. Na ocasião, Magalhães explicará os requisitos exigidos para fornecedores e o funcionamento do Cadastro Corporativo e do Registro Local Simplificado.

A palestra será realizada no Hotel Canarius, em Recife, que fica na Rua dos Navegantes, 435, Boa Viagem. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença até 15 de fevereiro pela Central de Relacionamento Sebrae no telefone 0800 570 0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

A vinda do representante da Petrobras a Pernambuco é mais uma das ações do Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia, iniciativa do Sebrae em Pernambuco e parceiros, que objetiva a inserção competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia do Estado.

O evento contará também com um depoimento do representante de uma pequena empresa pernambucana que já possui o cadastro corporativo. Em sua fala, serão ressaltadas as vantagens e os benefícios de possuir o CRCC da Petrobras.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lista das Empresas Instaladas em Suape

Abaixo estão as, aproximadamente, 100 empresas oficialmente instaladas em Suape segundo seu próprio site (www.suape.pe.gov.br). Como o número é relativamente grande para um post, optamos por apenas listar seus nomes e o que fazem. Acreditamos que algumas dessas empresas não estejam diretamente ligadas aos negócios surgidos a partir da criação do Porto de Suape em si, mas atraídas pelos incentivos governamentais de se firmarem no território denominado "Complexo Industrial Portuário de Suape". Eis a lista:
AGUAFLEX
Transformação e Comerc. de Artefato Plásticos

ALCAN PACKAGING BEAUTY
Produção de Embalagens

ALVO DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS
Comer. Combustíveis 

AMANCO
Fabricação de Tubos em PVC

ANDALUZ LOGÍSTICA TRANSPORTES
Transportes Rodoviários

AR CLIMA ENGENHARIA
Prod. de Condutos de Ar e Trocadores de Cabos

ARCOR DO BRASIL LTDA
Produção de Guloseimas

ATLÂNTICO TERMINAIS S/A
Terminal de Contêineres Vazios e Cabotagem

BRASALPLA
Fab. de Embalagens de Material Plástico

BRASILGÁS
Envasamento e Distrib de Gás

BRASITRANS 
Serv. de Logísticas de Granéis Sólidos-Fertilizantes

BRASPACK
Fabricação de Embalagens para Alimentos

BUNGE ALIMENTOS - MARGARINA e ÓLEO
Fabricação de Margarina
Refinaria de Óleos Vegetais

BUNGE MOINHO
Moagem de Grãos de Trigo e 
Fabricação de Derivados

CAMPARI
Indústria e Comércio de Bebidas Alcoolicas

CASCADURA LTDA
Aspersão Térmica e Usinagem

CERÂMICA MONTE CARLO S/A
Fabricação e Comercialização de Louças Sanitárias

CERESER
Indústria de Vinhos

CESA - CERÂMICA SANTO ANTÔNIO
Cerâmica

CIMENTO BRASIL
Fabricação de Cimento

CITEPE (PETROQUIMICA SUAPE)
Prod. de Polímeros e Filamentos de Poliéster, 
Fiação de Fibras Artificiais ou Sintéticas

COCA- COLA 
Fabricação de Refrigerantes

COMPANHIA BRASILEIRA DE PETRÓLEO IPIRANGA
Comerc. Atacadista de Combustíveis

CONDOR 
Fabric. de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal


COPAGAZ
Comercialização e Distribuição de Gás

CRISTALPET
Fabric. de Embalagens de Material Plástico

DECAL
Serv. de Armazenagem e Movimentação
de Granéis Líquidos

DSR TRANSPORTES
Transporte de Cargas Secas, 
Armazenagem e Distribuição

EMBRATEL
Estalçao de Telecomunicação

EMPLAL EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA
Fabricação de Embalagens de Material Plástico

ENERTEC
Apoio Logístico e Infra-estrutura Industrial

ESSO BRASILEIRA DE PETRÓLEO LTDA
Distribuição de Combustíveis

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL
Construção e Reparação de Embarcações e 
de Plataformas Offshore

FASAL
Comércio Atacadista de Produtos Siderúrgicos e 
Metalúrgicos, exceto para Construção

GONVARRI
Fabricação de Estruturas Metálicas

IBG
Indústria Química

ITAPOAMA MINERAÇÃO LTDA
Beneficiamento e Comércio de Minerais 
não-Metálicos

KOMBOOGIE BRASIL LOGISTICA LTDA
Transporte Rodoviário de Carga, 
exceto Produtos Perigosos e Mudanças

LIQUIGÁS 
Engarramento e Distribuição de GLP

M&G - GRUPO MOSSI & GHISOLF
Fabricação de Resina Termoplásticas (PET)

MÁQUINAS PIRATININGA IND. E COM. LTDA 
Caldeiraria Média e Pesada
Fabricação de Equipamentos sob Encomenda

MAX PINTURAS
Pintura em Instalações Industriais, 
Manutenção e Isolação Térmica

MEDABIL SISTEMAS CONSTRUTIVOS 
Fabricação e Comercialização de Estruturas Metálicas

MHAG MINERAÇÃO
Operador Logístico/Exportação de Minérios

MINASGÁS 
Engarrafamento e Distribuição de GLP

MULTIFARINHAS DO BRASIL
Fabric. de Mistura com Base em Farinha de Trigo,
Benefic. de Arroz e outros Produtos Agrícolas

NUTRINOR
Alimentos Desidratados


PAMESA DO BRASIL S/A
Indust, Benefic, Comerc, Import. e Export. de 
Produtos de Porcelanato e Cerâmica

PANDENOR IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA
Armazenagem de Granéis Líquidos

PEDREIRA ANHANGUERA S/A
Produção de Pedra Britada para Construção

PEDREIRAS DO BRASIL 
Comércio Atacadista de Mármores e Granitos

PEPSICO DO BRASIL LTDA
Fabricação e Comercialização de Produtos Alimentícios

PERNOD RICARD IND COM LTDA
Fabricação, Engarrafamento e Distribuição de Destilados e Vinhos

PET NORDESTE 
Fabricação de Embalagens de Material Plástico

PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A
Distrib. de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis

PETROBRAS POOL
Distrib. de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis

PETROBRAS TRANSPORTE S.A - TRANSPETRO
Transporte e Armazenamento de Petróleo e Gás 
Derivados de Petróleo e Álcool

PETROQUIMICA SUAPE 
Indústria Petroquímica

PLAS TAMP
Tampas Plásticas

PLASTIPAK
Produção de Preformas PET para Refrigerantes, 
Água, Sucos, Chás, etc

POSTO PORTAL DE SUAPE LTDA
Posto de Combustível

POSTO SUAPE (DISLUB)
Posto de Combustível

PROCINSA 
Indústria de Materiais Cirúrgicos

QUEBECOR WORD COLOR
Indústria Gráfica

RAPIDÃO COMETA 
Logística, Armazenagem e Transporte de Cargas

REDIMIX
Serviços em Concreto Usinado e Argamassas

REFINARIA ABREU E LIMA S/A - RNEST
Fabricação de Produtos de Refino de Petróleo

REXAM
Fabricação de Latas e Tampas em Alumínio pra Consumo

RIP 
Manutenção Complementar

SAPEKA
Fabricação de Fraldas Descartáveis

SAVEIROS CAMUYRANO SERVIÇOS MARÍTIMOS
Serviço de Reboque Marítimo

SELMI
Fabricação de Massas Alimentícias

SENAI CABO
Educação Profissional

SEST/ SENAT
Educação, Saúde, Lazer e Esportes direcionado
ao Trabalhador de Transporte

SUAPE ENERGIA
Geração e Comércio Atacadista de Energia Elétrica

SUAPE TÊXTIL
Preparação e Fiação de Fibras de Algodão

SUATA LOG SERVIÇOS E LOGÍSTICA
Movimentação e Armazenagem de Mercadorias

TECON SUAPE S/A
Operação de Terminal de Contêineres

TEMAPE - TERMINAIS MARÍTIMOS DE PERNAMBUCO
Armazenagem e Distribuição de Combustíveis 

TEQUIMAR - TERMINAL QUÍMICO DE ARATU S/A.
Armazenagem e Transporte de Produtos Especiais

TERMOPERNAMBUCO S/A
Geração de Energia Elétrica

TERRANOR
Fabricação de Embalagens Flexíveis

THOR NORDESTE
Beneficiamento de Mármore e Granito

TIM NORDESTE S/A
Estação Rádio Base Telefonia Celular - ERB

TOC - EMPREENDIMENTOS LTDA
Estufagem ou Ovação de Contêiners

TRADE LOGÍSTICA 1
Logística e Transporte

TRANSPAZ
Transporte Rodoviário de Cargas

ULTRAGAZ LTDA
Engarrafamento e Distribuição de GLP

UNILEVER
Alimentos, Produtos de Limpeza
e Higiene Pessoal

URBANO AGROINDUSTRIAL 
Beneficiamento de Arroz

VILA GALÉ ECORESORT DO CABO
Lazer

WHITE MARTINS
Fabricação e Distribuição de Gases 
Industriais e Medicinais

WIND POWER/IMPSA
Fabricação de Geradores, Peças e Acessórios

WINDROSE SERVIÇOS MARÍTIMOS 
Logística e Armazenamento

WORK MARINE
Construção, Reforma e Manutenção de 
Embarcações e Garagem Náutica

WORK PLANEJAMENTO E CONSULTORIA
Indústria e Comércio Naval


Que a lista seja um ponto de partida para trazê-los bons negócios. Até o próximo post!

Negócio$ em $uape.

Dois novos concursos em Suape

O bom momento vivido pela economia pernambucana vem acompanhado de novas oportunidades de emprego. Ontem, duas empresas que estão sendo instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape, anunciaram concursos públicos. Juntas, as duas seleções abrem 92 vagas para profissionais com níveis médio e superior, além de cadastro reserva.

A PetroquímicaSuape - complexo petroquímico que vai fabricar ácido tereftálico purificado (PTA), resina PET e polímeros e fios de poliéster - lançou edital para 61 oportunidades, com salários que chegam a R$ 5,3 mil. Já a Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe) abriu o processo seletivo com 31 vagas imediatas e para a formação de cadastro reserva.

Com o aquecimento do setor industrial no estado, profissionais formados na área técnica, como os eletricistas, têm o destino garantido no mercado. A PetroquímicaSuape, por exemplo, destina 57 vagas neste concurso para profissionais com nível médio. A maior remuneração é para o cargo de supervisor, que tem uma remuneração inicial de R$ 5,3 mil.

Os profissionais com ensino superior também podem participar da seleção. Há vagas para os cargos de engenheiro elétrico, químico e de processamento. O salário de engenheiro mecânico chega a R$ 4,7 mil. A seleção constará de provas objetivas, avaliação de requisitos e qualificação biopsicossocial para todos os cargos.

Já a Citepe vai selecionar 31 novos profissionais de nível médio para o preenchimento de vagas imediatas e para a formação de cadastro de reserva. Há chances para nível médio nos postos de mecânico têxtil pleno, operador de utilidades têxtil pleno, supervisor de produção têxtil e técnico em segurança do trabalho. O salário varia de R$ 1,1 mil a R$ 2,5 mil.

Para se inscrever no concurso da Citepe é necessário que o candidato tenha, no mínimo, seis meses de experiência na área comum - exceto para o cargo de técnico em segurança do trabalho. Os dois concursos estão sendo organizados pela Fundação Cesgranrio e os prazos de inscrição e datas para as provas são os mesmos.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 e 20 de fevereiro, pelo site www.cesgranrio.org.br. Dois postos de inscrições foram criados para possibilitar o acesso gratuito às pessoas que não dispõem de internet: um em Ipojuca, na Lan Service (Rua Mário da Costa Monteiro, 8, Centro) e outro no Recife, na Microlins (Rua do Livramento, 21, bairro do Santo Antônio). A taxa de participação para o concurso da PetroquímicaSuape varia de R$ 36 a R$ 53. Já a taxa para a seleção da Citepe é de R$ 36. As provas serão aplicadas no dia 20 de março, no Recife.




Fonte: Tércio Amaral // Especial para o Diario de Pernambuco.



Governo quer mais R$ 490 mi para Suape

Diretoria do complexo está pleiteando revisão dos valores do PAC 2, saindo da previsão atual de R$ 300 milhões para R$ 790 milhões, 163% a mais.

A diretoria do Complexo de Suape está pleiteando aumento de recursos federais para o porto junto à Secretaria Especial de Portos (SEP). O governo do Estado quer engordar em R$ 490 milhões o orçamento previsto para Suape na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que já tem projetados investimentos da ordem de R$ 300 milhões – o que totalizaria R$ 790 milhões. Na última quarta-feira, o presidente do porto, Geraldo Júlio, e o vice, Frederico Amâncio, participaram de reunião, em Brasília, com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino.

Apesar da tentativa de aumentar em mais de 163% os recursos para Suape, Geraldo Júlio, reconhece que a primeiro ano de qualquer nova gestão é de ajuste fiscal. “Sabemos que esse ano será de reconhecimento da situação e de segurar os gastos, mas fizemos uma apresentação sobre as necessidades de infraestrutura em Suape para garantir os grandes empreendimentos que estão chegando”, defende. Pelos cálculos do governo de Pernambuco, o porto vai demandar investimento da ordem de R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos. Nos últimos quatro anos, o investimento público em Suape foi de R$ 1 bilhão.

A lista de obras com financiamento do PAC 2 inclui dragagem, construção de novos cais, acessos viários e implantação de um novo terminal de contêineres e um terminal de minério. As intervenções na área de infraestrutura serão necessárias para garantir a implantação de empreendimentos como a montadora da Fiat, a Companhia Siderúrgica Suape (CSS) e o Estaleiro Promar S.A, além das unidades já em instalação, como a Refinaria Abreu e Lima, a PetroquímicaSuape (PQS). Hoje, Suape conta com mais de 100 empresas, além de outras 35 em fase de construção.

Na reunião da quarta-feira, os pedidos mais urgentes foram a implantação do terminal de minérios e a construção dos cais do 6 ao 9.

Liberações - Além dos pleitos para os próximos anos, a diretoria de Suape também foi pedir para agilizar a liberação de restos a pagar do PAC 1. “Ainda temos algo em torno de 56 milhões para receber, referentes às obras de dragagem do canal de navegação do porto interno. A intervenção do canal de acesso está 90% executada. A dragagem permitiu aprofundar a área dos cais para 11 metros e a bacia de evolução (onde é realizada a manobra dos navios) para 16 metros”, explica Amâncio. Segundo a diretoria de Suape, a estimativa é que na próxima semana a Secretaria Especial de Portos libere R$ 16 milhões do PAC 1.
 
Por Jornal do Commercio - PE

sábado, 8 de janeiro de 2011

Tentando entender Suape

Pois é, muita coisa acontecendo, muitos holofotes, muitas informações. Tentemos fazer um primeiro resumo para ajudar a entender.

Localização: Estado de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, distante 40km do Recife.

Influência: Além de todo Pernambuco, parte de Alagoas e Paraíba.

Operação: Non-stop, 365 dias do ano, sem restrições de horário de marés.

Movimentação: 5 milhões de toneladas de carga por ano, destaque par granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois, óleos vegetais, etc) e carga conteinerizada.

O Terminal de Contêineres de Suape (Tecon) começou seu funcionamento no ano de 2002.

Lançado em dezembro de 2008, o Projeto Suape Global foi criado visando a formação de Pernambuco de um pólo provedor de bens e serviços da indústria de petróleo, gás, offshore e naval.

Atualmente, cerca de 70 empresas em operação, gerando cerca de 5.500 empregos diretos.

Empreendimentos de maior expressão, até o presente momento:

- Estaleiro Atlântico Sul (o maior do Hemisfério Sul)
- Refinaria de Petróleo Abreu e Lima (a primeira construída pela Petrobras em 30 anos)
- Pólo Petroquímico
- Companhia Siderúrgica de Suape (CSS)
- Montadora de veículos Fiat e uma nova será anunciada em breve.

além de vários outros de grande importância para a economia do Estado.

Em breve, a missão de entender e mapear continua...

Aproveito para informar-lhes nossa nova presença na Internet: twitter.com/negociosemsuape .

Forte Abraço!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bem-vindo!!

Prezado(a),

          Seja bem-vindo a nosso blog "Negócios em Suape"!! Se chegou até aqui, me parece que está interessado em entender, descobrir, investir e fazer negócios no Complexo de Suape. Pois é, eu também! :-)

          Minha intenção com o blog é que seja um lugar para compartilhar informações, idéias e opiniões para servir como ponta-pé inicial para Investimentos, Criação de Negócios e Geração de Riquezas para todos da cadeia produtiva e que oferecem bens e serviços para esse Pólo de Desenvolvimento Econômico em Pernambuco.

           Bom, pelo menos esse é o objetivo inicial, mas confesso que não sei exatamente onde isso vai dar e preciso de sua ajuda se juntando a nós, seja como leitor ou contribuindo ativamente postando suas mensagens.

           Um ótimo 2011 para todos!
        
Alex Andrade.